200 anos de história viram cinzas

Museu Nacional do Rio de Janeiro, no ano de seu bi-centenário, totalmente destruído pelas chamas (foto: Kiko Nogueira – DCM)

Uma perda irreparável e um verdadeiro golpe à história brasileira. É o mínimo que se pode dizer da grande tragédia em torno do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Foram 200 anos de estudos, pesquisas, catalogação de dados e itens, descobertas. Mais de 20 milhões de ítens. Tudo isso virou cinzas em poucas horas sob as chamas. E mostra o quanto a cultura é banalizada no país.

O que restou do museu. Perda irreparável (foto: Tiago Ribeiro/Estadão)
Faltavam investimentos. Não apenas isso. Faltava um olhar especial para o que de fato é relevante para a formação cultural do país. O Governo Federal abria a “torneira” dos recursos a fim de contemplar projetos discutíveis. Alguns deles, com valores estrambólicos. Mas uma simples manutenção, que poderia muito bem ter evitado que um enorme legado cultural e histórico fosse consumido pelo fogo, isso não foi feito. Infelizmente.
Exposição do Egito Antigo, com itens raros que estão entre as principais perdas do museu (foto: Divulgação/MNRJ)
A tragédia do Museu Nacional, outrora lar da Família Imperial brasileira, é um [péssimo] exemplo de como o nosso país trata a cultura e o patrimônio histórico. Temos outros museus, bibliotecas, prédios históricos, orquestras, grupos vocais, galerias de arte, arquivos e tantas outras coisas que também estão fechadas, abandonadas, destruídas. Mas insistimos em financiar exposições ditas “modernas” que não acrescentam nada com nada ao país.
Me faltam palavras para expressar toda a indignação ante a esse sinistro episódio. Só podemos lamentar e torcer para que ao menos o prédio seja reconstruído e revitalizado. Abaixo, segue um brilhante vídeo do canal Conhecendo Museus, que abordou um pouco do Museu Nacional do Rio. Contenha as lágrimas, se puder.

[ATUALIZAÇÃO]

O jornalista Bernardo Küster fez uma excelente análise falando sobre a tragédia do museu. Assista:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: