
Talvez alguém não admita. Mas eu tenho toda a certeza do mundo de que a maioria das pessoas inseridas no mundo digital se sentem na obrigação de abrir seu perfil em rede social e falar algo. Seja o que está sentindo, o que está pensando ou somente para publicar alguma bobagem ou meme. “Postar algo” meio que se tornou um dever dos “conectados”.
Conheço pessoas que já acordam com a frase motivacional, “tretosa” ou qualquer uma com potencial para likes e comentários. E se não tem, fica aquele incômodo na mente: “E agora? O que eu posto? O que eu falo?”. É como se sua participação no mundo virtual fosse altamente relevante e este entraria em colapso sem a ‘humilde’ contribuição.
Mas a verdade é: não somos obrigados a nada! Não precisamos comentar tudo o que está em voga. O mundo não vai explodir se as pessoas não estiverem a par do que pensamos ou sentimos. Na real: Não importa quantas fotos você publique em seus stories ou quantos tweets faça por dia. Ninguém liga!
Leve em consideração uma coisa: se nossas contas forem deletadas por quaisquer motivos, o mundo vai continuar a girar. As pessoas vão continuar suas vidas normalmente e talvez nem percebam nossa ausência. E, dado o grau de nossas mazelas pessoais, será até bom que fiquemos em silência.
Então, basta de inquietação. Não somos obrigados a nada, ressalto. É só não dizer nada que nossa alma estará Ok!
